Categoria: Super Nintendo SNES
Desenvolvedor: Ape Studios
Ano: 1995
Tradutor: Claus “Set” Martins, Flicky, Foffano, Gustavo Diógenes, Jared Morgan, Thiago Cianci
Gênero: RPG
Jogador: 1
Earthbound (PTBR) você não vai encontrar espadas, dragões e nada parecido. Mas vai se deparar com hippies alucinados, criaturas espaciais como o gentil Mr. Saturn que tem um lacinho amarrado na cabeça e tem sua própria cidade que só eles conhecem, durante a aventura é melhor estar pronto para referências aos costumes suburbanos e ideias que lá no fundo toda pessoa tem mas parece ser absurda, como a do vizinho malvado.
A trama se passa na cidade de Onett, no ano de 199X. Ness, um garoto normal que, depois de um meteoro cair quase do lado de sua casa, conhece nas redondezas do meteoro Buzz Buzz, um inseto de vários anos no futuro que o mandou para uma jornada para acabar com Giygas, o “destruidor cósmico de planetas”. Nessa jornada, Ness terá que buscar por oito santuários as forças da Terra para ter força necessária para destruir Giygas.
EarthBound tem um escapismo que inclui uma trama contemporânea, personagens utilizando tacos de baseball, estilingues e yo-yos como armas, inimigos como cachorros, palhaços e estátuas, muitas piadas e referências a cultura pop e hippie e subtramas absurdas como procurar uma máquina que faz iogurte sabor truta. O jogo também tem muita metalinguagem, como pedir ao jogador o seu nome, personagens falando frases como “Eu queria entrar em contato com o povo da Ape” e placas como “Reunião para o planejamento de Mother 3|EarthBound 2”. (Wikipedia)