Categoria: Nintendo 64 N64
Desenvolvedor: Midway Games
Ano: 1997
Tradutor: erth
Gênero: FPS
Jogador: 1
Doom 64 PTBR se passa após o término dos eventos ocorridos em Doom 2, com o único Marine sobrevivente retornando para a terra. Os demônios, no entanto, continuam soltos nos corredores e complexos abandonados dos satélites Phobos e Deimos. Em uma tentativa desesperada de acabar com todos os monstros que habitam o local, o exército decidiu bombardear os satélites com radiação extrema na esperança de eliminar todas as monstruosidades. Inicialmente, foi um sucesso, mas alguma coisa sobreviveu a explosão. A radiação impediu os sensores militares de detectarem tal forma de vida, e permitiu que esta passasse sem que fosse notada. A misteriosa entidade, tendo capacidade de ressuscitar qualquer demônio que visse, recriou uma horda inteira de criaturas e fez com que essas ficassem mais fortes do que nunca. Um grupo de Marines foi ordenado a conter os exércitos de demônios, mas foi brutalmente abatido. O jogador é o único membro restante deste grupo de soldados.
Doom 64 possui uma jogabilidade idêntica aos jogos anteriores da série Doom, tendo algumas adições: o jogador deve avançar através de vários mapas enfrentando demônios, recolhendo armas e chaves e usando interruptores, com o intuito de alcançar a saída, enquanto sobrevive as armadilhas mortais e emboscadas. Alterações foram feitas ao motor gráfico do Doom original – fazendo o Doom 64 um jogo que utiliza um motor gráfico dos dois jogos anteriores – para utilização no Doom 64, adicionando alguns elementos de jogabilidade.