Gradius controlamos nave espacial transdimensional Vic Viper, e deve combater ondas de inimigos através de vários ambientes e cenários diferentes.
Gradius PTBR NES se tornou sinônimo da frase “atire no núcleo”, pois o padrão das batalhas contra os “chefes/mestres” em Gradius, bem como em toda a série, envolve o combate com naves gigantescas, as quais possuem, em seu centro, uma ou várias esferas coloridas. Esses “chefes de fase” são elaborados de maneira a deixar uma pequena passagem do exterior das naves gigantes até as esferas coloridas (núcleos). O jogador deve atirar nessa passagem, desviando dos padrões de ataque das naves gigantes. Contudo, pequenos mas vulneráveis barreiras ficam na mesma passagem, impedindo os disparos de atingir o núcleo, devendo ser destruídas por disparos repetidos e bem colocados. De certa forma, essas pequenas barreiras representam os “chefes”, protegendo-o até que o núcleo fique vulnerável aos ataques. Alguns “chefes”, inclusive, tem a habilidade de regerar tais barreiras. Quando o núcleo recebeu disparos suficientes, geralmente ele muda de cor, indo do azul para o vermelho, indicando que está em condição crítica e a destruição é iminente. Após a destruição de um núcleo, um pedaço do “chefe” pode ser liberado, uma vez que não é mais alimentado por um núcleo, ou se todos os núcleos são destruídos, o “chefe” inteiro é destruído e explode. Observe-se ainda que os núcleos não estão presentes na maioria dos “chefes” orgânicos de Gradius. Estes “chefes” têm pontos fracos em locais como boca, cabeça ou olho.
lembro de ter jogado no Phantom System de um amigo meu…bons tempos!!!!