Categoria: Super Nintendo SNES
Desenvolvedor: Capcom
Ano: 1995
Tradutor: Denim, spyblack
Gênero: Ação, Plataforma
Jogador: 1
Mega Man VII foi o primeiro da série pelo qual Mega Man passou por uma alteração gráfica no seu visual e nos cenários, já que ele evoluiu para o Super Nintendo. As fases ficaram mais interativas e alguns personagens, como o cachorro Rush, passaram a ter mais destaque.
No ano 20XX (Divulgado pela Capcom 2013), graças aos esforços de Mega Man e seus amigos, Dr. Wily finalmente foi preso depois de vários anos de batalhas, mas ele já havia contado com a possibilidade de um dia seus planos chegarem a um fim nas mãos de Mega Man, e, antes que isso acontecesse, criou quatro Robôs Mestres num laboratório secreto. Se eles não recebessem nenhuma ordem de Wily em seis meses, estes se autoativariam e sairiam em busca de seu mestre. Assim ocorreu.
Mega Man 7 é o 3º jogo da série clássica que possui uma loja onde Mega Man pode comprar power-ups e atualizações. O jogador coleta parafusos pelas fases e Auto, o robô da loja, cria novas partes para Mega Man. Para acessar esta loja o jogador deve pressionar Select no Stage Select Screen. Este aspecto foi anteriormente usado em Mega Man IV e V, para Game Boy, e, mais tarde, usado em Mega Man VIII.
Além disso, este é o 1º jogo da série clássica a ter um nível de introdução que vem antes do Stage Select Screen, nos anteriores o jogador já começava o jogo na Tela de Seleção de Estágio. Também é a introdução de Bass e Treble, rivais de Mega Man e Rush.