Categoria: Super Nintendo SNES
Desenvolvedor: AMCCUS
Ano: 1996
Tradutor: Sl0wy
Gênero: Estratégia, RPG
Jogador: 1
Monstania PTBR: O herói do jogo é Fron, um garoto de 16 anos que vive na ilha de Monstania. Certo dia, vagando pela floresta, ele vê uma luz estranha. Resolve seguí-la, porém ela desaparece repentinamente. Mas Fron sabia o que era aquela luz: era uma fada! É claro, todos diziam que as fadas foram extintas a muito tempo atrás, mas Fron nunca acreditou nisso. Por toda sua vida ele quis encontrar uma fada, e agora que ele tem a chance, ele definitivamente decide ir atrás dela. Sua namorada, cujo nome é Tia, ajuda-o nesta perigosa jornada. No caminho eles encontram uma garotinha misteriosa chamada Chitta, e se envolvem em uma grande aventura, lutando contra as forças malignas, por todo o mundo de Monstania.
Monstania tem alguns aspectos diferentes dos jogos de RPG. Você não explora o mundo no jogo. Ele segue uma história linear, em que os fatos vão acontecendo como se fosse um “desenho animado” (apenas em alguns momentos você pode escolher o que fazer, de acordo com sua resposta). Quando você está em algum local, você não pode sair dele até que complete seus objetivos. O objetivo geralmente é uma batalha estratégica. Você comanda os integrantes de seu grupo no “campo de batalha”, ataca corpo-a-corpo ou a distância, e usa técnicas especiais que requerem “action points”. Diferente de outros jogos estratégicos por turno, em Monstania o inimigo realiza seu movimento logo que você faz o movimento de seu personagem, ou seja, você não precisa esperar o “turno do inimigo” (o que torna a batalha mais dinâmica). Os elementos de RPG não são muito significantes, seus personagens avançam de nível automaticamente depois de cada batalha. Também existem alguns “quebra-cabeças” para resolver em certas situações. (Via SNESClassic)