Final Fantasy Mystic Quest PTBR foi desenvolvido como um spin-off da série Final Fantasy destinado especificamente ao mercado norte-americano, sendo divulgado como um “jogo RPG simplificado … projetado para o jogador de nível iniciante” em uma tentativa de ampliar seu apelo geral. Sua apresentação e sistema de batalha são bem semelhantes ao da série principal, porém difere na inclusão de elementos de jogos de ação-aventura.
Na história, o jogador controla um jovem chamado Benjamin durante sua jornada para salvar o mundo. Seu objetivo é reconquistar um conjunto de cristais roubados que determinam o estado dos quatro poderes elementais. A jogabilidade é uma mudança em relação a série principal em diversas maneiras, com várias elementos tradicionais de Final Fantasy sendo eliminados, como encontros randômicos, pontos de salvamento e um sistema em grupo.
Todos os textos traduzidos e acentuados. Todos os textos em forma de gráficos foram editados.
Esse jogo usa um patch MSU-1 então pode ser que não funcione em todos os emuladores e é por isso que o arquivo ficou tão grande. Emuladores testados no PC foram: snes9x-1.60 e Mesen-S 0.4.0.