Categoria: Game Boy Advance GBA
Desenvolvedor: BigN
Ano: 2001
Tradutor: Eder de Freitas Avila
Gênero: Plataforma
Jogador: 1, 2, 3, 4
“Super Mario Advance” para Game Boy Advance é uma remasterização do clássico “Super Mario Bros. 2” (conhecido como “Super Mario USA” no Japão) originalmente lançado para o NES. A trama do jogo segue Mario, Luigi, Princesa Peach e Toad enquanto eles embarcam em uma aventura para salvar o mundo dos sonhos, Subcon, das garras do malvado Wart. A história começa quando Mario tem um sonho estranho onde ele encontra uma escada misteriosa que o leva a um lugar mágico. No dia seguinte, ele descobre que seus amigos Luigi, Princesa Peach e Toad tiveram o mesmo sonho. Juntos, eles decidem explorar uma caverna que leva ao mundo de Subcon, onde encontram os habitantes locais que foram capturados por Wart e seu exército de monstros. Determinados a libertar Subcon, o grupo se aventura por várias fases repletas de perigos e inimigos.
Na jogabilidade de “Super Mario Advance”, os jogadores têm a opção de escolher entre os quatro personagens jogáveis: Mario, Luigi, Princesa Peach e Toad, cada um com habilidades únicas. Mario é um personagem balanceado, Luigi pode saltar mais alto, Princesa Peach tem a habilidade de flutuar no ar por um curto período, e Toad é o mais rápido ao levantar e arremessar objetos. Essa diversidade de personagens permite que os jogadores escolham o que melhor se adapta ao seu estilo de jogo ou às necessidades específicas de cada fase. O jogo é estruturado em níveis que variam em design e dificuldade, com cada um culminando em uma batalha contra um chefe. Ao contrário de outros jogos da série Mario, em “Super Mario Advance” os inimigos não são derrotados ao serem pisoteados. Em vez disso, os jogadores devem pegar e arremessar objetos, como nabos, contra os inimigos para derrotá-los. Além disso, há áreas secretas e power-ups escondidos em cada fase que incentivam a exploração.